segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Você decide.





Certa vez, um homem muito rico passava pela rua quando avistou um simples catador de latinhas. Ele tinha a roupa suja, bem velha, as sandálias gastas e a pele com marcas causadas pelo excesso de exposição ao sol, parecia estar daquele jeito a horas e provavelmente com fome, pois a noite caía e a hora do jantar se aproximava. Mas mesmo com aquela aparência judiada, aquele simples homem sorria e cumprimentava as pessoas nas calçadas, até brincava com algumas, talvez por já passar por ali a um bom tempo e sendo assim terminou conhecendo os moradores daquele lugar.
            O homem rico, que há muito estava chateado com a vida, não conseguia ver sentido no bom humor daquele catador, afinal, como alguém que obviamente passava por mais dificuldades que ele poderia estar tão alegre? Curioso, ele decidiu convidá-lo para comer alguma coisa em uma lanchonete qualquer. Ao ser convidado, o homem simples olhou com desconfiança aquele que estava a sua frente tão bem vestido, pois ao notar o seu rosto amargo, não acreditou que ele fosse sempre uma pessoa caridosa, mesmo assim ele sorrio e aceitou gentilmente o convite.
            “Muito obrigado pela gentileza de me pagar um lanche Senhor”, agradeceu o catador. “Na realidade não foi uma gentileza, mas sim uma desculpa que usei para que você pudesse me explicar uma coisa”, respondeu o homem rico. “Explicar o que?” Perguntou de volta o catador. “O motivo do seu sorriso mesmo diante da vida difícil que leva”. Ao ouvir isso, o catador olhou para aquele homem, sorrio e começou a falar:
“Sabe meu Senhor, a vida te dá vários motivos pra chorar, mas também te dá motivos para sorrir e cabe a você escolher o motivo certo para dar a sua atenção. Eu poderia estar me lamentando, reclamando do mundo e amaldiçoando a Deus por não ter me dado uma sorte melhor, mas enquanto eu estivesse fazendo isso o tempo estaria passando e o meu choro não faria o universo se sentir culpado e ter pena de mim fazendo com que ele mudasse o rumo das coisas para que elas conspirassem ao meu favor, não mesmo, as coisas não são assim! Eu posso estar numa situação difícil, mas eu só vou continuar nela se me permitir. Muitos se entregam a derrota porque pra isso não precisa de esforço algum, basta soltar a mão da esperança e cair livremente no abismo. O ser humano é muito cômodo e tem preguiça de lutar, por isso muitos desistem logo sem nem ao menos terem tentado porque só de imaginar o tamanho da batalha que terão de enfrentar, se entregam com a desculpa de que se julgam incapazes.
Eu também acredito no amor meu caro Senhor, mesmo tendo perdido a mulher que tanto amei. Sei que perdi a minha amada, mas não o sentimento e se o amor é algo infinito com certeza vou amar novamente. Durante a minha caminhada eu perdi muitas pessoas queridas, mas não posso ficar preso ao que passou, não posso abraçar o passado, preciso deixar meus braços livres para abraçar o hoje, o mundo não pára pra esperar que eu me recupere da dor, por isso sigo adiante sem perder tempo lamentando dores passadas. Sempre busquei tratar com carinho e cortesia as pessoas que encontrava pelo caminho, o que me rendeu vários amigos, a vida nos dá fardos demais e fazer inimigos só aumentaria o peso deles. Nunca me envergonhei de pedi perdão quando machuquei alguém, muito pelo contrário, sempre tive vergonha de machucar as pessoas e também perdoei todos aqueles que um dia me machucaram, meu coração é precioso demais para ser preenchido com amargura e outros sentimentos sujos.
Sempre busquei deixar a esperança viva em mim e lutei para manter acesa a chama da fé. Tive também a consciência de que se estou vivo ainda é porque não é o fim e que cada amanhecer do dia é uma nova oportunidade que nos é dada para lutarmos pelos nossos sonhos e corrigir os nossos erros. Se um dia sentir que é tarde para tentar começar do zero, respire, e se o ar correr pelos seus pulmões, então terá a certeza de que não é. Eu vivo assim, procurando valorizar as coisas que realmente importam, me envergonhando das coisas que verdadeiramente desvalorizam o homem e mantendo sempre a cabeça erguida, sem perder a perseverança.  E com toda a certeza lhe digo meu Senhor, que se eu não tivesse feito nada disso a minha vida não seria difícil, mas insuportável. 
Ao ouvir as palavras do catador, o homem rico sentiu-se pela primeira vez envergonhado, pois lembrou das palavras duras que lançou contra aqueles que tinham amor por ele. Também percebeu que quando ele achava estar mostrando ser forte colocando medo e conseguindo o queria a força, na realidade estava sendo fraco. Notou que dedicou a sua atenção a coisas superficiais e acabou perdendo as mais preciosas. E que não foram as pessoas que se afastaram dele, mas ele que havia escolhido a solidão afastando as pessoas ao achar que não precisava de ninguém. Entendeu que a sua vida estava em desordem, porque ele mesmo tinha bagunçado e comprado com suas próprias atitudes a infelicidade, privando-se do privilégio de carregar um sorriso largo e sincero em seu rosto.
Nossa vida é o reflexo do que pensamos dela e o resultado das nossas escolhas e ações. Quem decide o tamanho da dificuldade a ser enfrentada é você e às vezes o problema nem é tão grande quanto imagina. Seu medo pode transformar uma pequena coisa em um grande desastre ou te fazer perder a grande chance ou o amor da sua vida. A impaciência faz grandes tempestades em um simples copo d’água. Ser paciente é fundamental, o que requer muita prática e situações para trabalhar isso no nosso dia a dia é o que não falta.  Pense antes de agir, ouça mais, fale menos. Afinal... A vida não precisa ser tão complicada.

5 comentários:

  1. Parabéns.. Blog além de bonito, bem organizado hein.. ^^) Grande Beijo e muito boa a mensagem.. Acredite falou comigo.. (hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nando! E que delicioso é saber que o texto ainda falou com você, não sabe como isso me deixa feliz! Volte sempre por aqui! BEIJINHOS :*

      Excluir
  2. Bom demais exponha cada vez mais viu? ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar! Espero dessa vez estar mais ativa do que nunca ;)

      Excluir
  3. Simplesmente espetacular!
    Não conhecia este conto, e se a autoria for sua, parabenizo-a ainda mais, pois é de uma clareza e objetividade fantásticas!
    Meus parabéns!

    Beijos. ;)

    ResponderExcluir